Doença Renal Crônica

A Doença Renal Crônica é a condição na qual os rins perdem a capacidade de remover o excesso de água e toxinas do sangue. Esta alteração ocorre muito lentamente, com o paciente permanecendo assintomático e produzindo quantidades normais de urina, até chegar às fases finais da doença.

Portanto, é de suma importância realizar o Check-up Renal regularmente, possibilitando assim o diagnóstico precoce.

Nas fases mais avançadas da doença, o paciente passa a apresentar sintomas, como edema (inchaço) nos pés, tornozelos ou pernas, diminuição do apetite, náuseas, vômitos, soluços, fraqueza, sonolência e confusão mental. Outras complicações frequentemente encontradas nessa fase são hipertensão arterial, anemia, aumento de alguns eletrólitos sanguíneos (entre eles o potássio) e doenças ósseas.

Quando ocorre a perda quase total da função renal, denominamos de Doença Renal Crônica Terminal e, neste caso, o paciente necessita substituir a função dos rins através da Diálise ou do Transplante Renal.

Os dois principais fatores de risco para Doença Renal Crônica são a Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus. Porém, existem diversos outros, como idade avançada, uso crônico de antiinflamatórios para tratamento de dor, Glomerulonefrites, Síndromes Nefróticas, Doença renal policística, história familiar de doença renal, algumas doenças virais (como hepatites B e C e HIV), doenças autoimunes (como Lúpus Eritematoso Sistêmico) e insuficiência cardíaca.

Mister se faz comentar que o número de pessoas com Doença Renal Crônica está aumentando assustadoramente em todo o mundo e é um grande problema de saúde pública, já que a sua presença aumenta em muito o risco de morte por doenças cardiovasculares.

É importante ressaltar que a identificação dos grupos de risco para desenvolver a lesão renal, assim como o diagnóstico imediato da doença e o encaminhamento precoce para acompanhamento com o Nefrologista, são fundamentais para que se possa implementar medidas que retardem ou até mesmo evitem a progressão para a Doença Renal Crônica.

Voltar

ENDEREÇO
Consultório de Nefrologia

Rua Visconde Pirajá 351/614.
Ipanema
Edifício Fórum de Ipanema

Marcação de consulta:
(21) 22675384 / (21) 992464696




Copyright ©2014 Dra Paula Costa - Todos os direitos reservados