Transplante Renal

O Transplante Renal é considerado o tratamento de escolha para muitos pacientes com falência renal, pois oferece melhor qualidade de vida e maior sobrevida quando comparado aos pacientes submetidos à Diálise.

Entretanto, existe uma escassez de órgãos disponíveis para a doação, acarretando como consequência uma fila muito grande para os candidatos a essa modalidade terapêutica substitutiva. Diante desse cenário, a maioria dos pacientes permanecem realizando Diálise por meses ou anos até conseguir um rim disponível e compatível para o transplante renal.

Vale a pena ressaltar que apenas um rim é necessário para a sobrevivência, podendo o mesmo ser doado por um parente vivo ou por uma pessoa falecida. No geral, a primeira opção funciona melhor e por mais tempo que o rim vindo de um falecido.

Devemos comentar que alguns pacientes com doenças graves incapacitantes (tais como cardiopatas e pneumopatas severos) não são candidatos a receber um transplante renal e estarão mais seguros realizando a terapia de Diálise.

Apesar das vantagens do transplante renal descritas acima, como a melhor qualidade de vida e maior sobrevida quando comparado aos pacientes submetidos à diálise, existem também contrapontos. Entre eles, podemos citar os riscos do próprio ato cirúrgico para a realização do transplante e a necessidade do uso de medicações imunossupressoras (com o intuito de evitar a rejeição do órgão transplantado), as quais possuem inúmeros efeitos adversos.

Converse com o seu Nefrologista e ele o ajudará a decidir qual o método de Terapia Renal Substitutiva será o mais adequado para você.

Saiba mais: Diálise

Voltar

ENDEREÇO
Consultório de Nefrologia

Rua Visconde Pirajá 351/614.
Ipanema
Edifício Fórum de Ipanema

Marcação de consulta:
(21) 22675384 / (21) 992464696




Copyright ©2014 Dra Paula Costa - Todos os direitos reservados