Quando procurar um nefrologista

Diversos são os sintomas que podem sugerir alteração nos rins, tais como edema (inchaço) nas pernas e face, saída de sangue pela urina (hematúria – que pode se apresentar apenas com escurecimento da cor da urina), diminuição importante ou parada da diurese, dor para urinar (disúria), entre outros. Em todos os casos, é de suma importância a avaliação com o Nefrologista, que poderá descartar ou diagnosticar uma patologia do sistema urinário.

Pacientes com diagnóstico de Cálculo Renal, principalmente após o segundo episódio ou com história familiar de Nefrolitíase, devem se submeter a avaliações rotineiras com o Nefrologista. Este irá avaliar possíveis alterações no sangue e na urina de 24h com o intuito de intervir e prevenir a formação de novos cálculos.

Já os pacientes diabéticos, hipertensos, idosos ou com história familiar de doença renal estão sob maior risco de desenvolver doença renal crônica, e por isso, devem realizar consultas com o Nefrologista regularmente.

Além dos casos descritos acima, qualquer pessoa, principalmente acima dos 40 anos, deve fazer exames de urina e sangue regularmente (Check-up renal). O exame de urina é feito para verificar se está ocorrendo perda urinária de proteína (proteinúria) ou sangue (hematúria), dentre outras alterações. No exame de sangue devem ser dosados a uréia e a creatinina, os quais são usados para estimar a função renal. Caso esses exames mostrem alterações, o paciente deve ser encaminhado para avaliação com o Nefrologista, que saberá a melhor conduta a ser tomada.

ENDEREÇO
Consultório de Nefrologia

Rua Visconde Pirajá 351/614.
Ipanema
Edifício Fórum de Ipanema

Marcação de consulta:
(21) 22675384 / (21) 992464696




Copyright ©2014 Dra Paula Costa - Todos os direitos reservados